Acervo fílmico: organização e disponibilização do acervo fílmico do Ponto de Cultura Associação Filmes de Quintal
É com alegria que a Associação Filmes de Quintal apresenta seu acervo, constituído ao longo de 28 anos de existência.
Através de ações que tiveram continuidade por meio do projeto “Digitalização, disponibilização e democratização do acesso ao acervo audiovisual da Associação Filmes de Quintal” (n° 1252/2023, do Fundo Municipal de Cultura da prefeitura de Belo Horizonte), pudemos organizar, catalogar e digitalizar parte do acervo fílmico da instituição, composto por mais de 3.000 títulos, oriundos do festival anual forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, das inúmeras mostras realizadas pela Filmes de Quintal e dos diversos filmes que resultaram de oficinas ministradas ou em parceria com as integrantes do coletivo, especializado no cinema documentário e as linguagens que com este gênero dialogam.

Esta primeira parte do trabalho foi direcionada ao acervo do forumdoc.bh. Estamos disponibilizando uma planilha de referência com as informações de todas as 28 edições do festival, contendo títulos dos filmes e as mostras das quais fizeram parte, ano e direção, que pode ser acessada no botão abaixo.

Além disso, apresentamos um mecanismo de buscas por títulos e diretores, que será alimentado no decorrer da organização interna da instituição. É possível acessar, através desta ferramenta, informações mais detalhadas sobre parte dos filmes que compõem o acervo, fichas técnicas completas, sinopses, imagens, acessibilidade, legendas, disponibilidade e situação da cópia no acervo, por enquanto, das últimas edições do festival.
Informamos que todo acervo fílmico do Ponto de Cultura Associação Filmes de Quintal encontra-se em processo de organização na sede da Instituição, referenciado em planilhas de busca, e através destas ações iniciais, nossa intenção é disponibilizar ao público amplo nosso acervo, e também possibilitar consulta e agendamento para pesquisa e visionamento no local.
Para visionamento, é necessário agendamento prévio através de nossos canais de comunicação.
