Caderno de Crítica – “Oralidade e escrita em narrativas audiovisuais contemporâneas realizadas por mulheres” [download gratuito]

Com alegria que disponibilizamos o Caderno de Crítica resultado do projeto “Oralidade e escrita em narrativas audiovisuais contemporâneas realizadas por mulheres”. O projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, apoiado por nós, da Associação Filmes de Quintal, pelo do grupo de pesquisa Poéticas Femininas, Políticas Feministas e Rosa de Areia Produções. 

Esta publicação, da editora da Filmes de Quintal, é composta por: apresentação assinada por Glaura Cardoso Vale, idealizadora e coordenadora do projeto; um relato de Nanda Rossi sobre a oficina como produtora e ministrante; um relato de Bárbara Cândida como participante; uma elucidação sobre o modo como o conjunto de críticas foi organizado, escrita por Juliana Gusman;  e uma discussão sobre a temática que os estrutura, escrita por Julia Fagioli. A oficina resultou em 15 críticas de participantes que se aventuraram pela primeira vez na escrita, de críticas e pesquisadoras já com alguma experiência no jornalismo, em sites e revistas de crítica, na realização e experimentação audiovisual: Ana Lúcia Faria Azevedo, Ayalla Anjos, Bárbara Lissa Campos, Eduarda Figueiredo, Larissa Costa, Laura Portugal, Lígia Maciel Ferraz, Maíra Zenun Almada, Monique Alves Oliveira, Natália Donizete, Natália Marchiori da Silva, Natália Reis, Nina Machado, Victoria Silveira e Viviane Goulart. Quem assina a identidade visual é o Marco Chagas. 

Narrativas contempladas: Filhas de Lavadeiras (2019, Edileuza Penha de Souza); Espelho (2022, Luciana Oliveira); Fartura (2019, Yasmin Thayná); Voltei! (2020, Glenda Nicácio e Ary Rosa); Fogaréu (2022, Flávia Neves); A felicidade das coisas (2022, Thais Fujinaga); Goiás não tem mar (2022, Larissa Corino e Rodrigo Rangel); Teko Haxy – Ser imperfeita (2018, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro); Do corpo da terra (2016, Julia Mariano); Trabalhadoras metalúrgicas (1978, Olga Futemma e Renato Tapajós); Era (2017, Julia Baumfeld); Inconfissões (2018, Ana Galizia); em La huella (2012, Tatiana Fuentes Sadowski); Les mains, negatives (2012, Ana Vaz e Julien Creuzet); além de textos que comentam trabalhos diversos de Jamile Cazumbá, Castiel Vitorino e Laida Lertxundi.

Faça seu download gratuito e boa Leitura!