ATIVIDADE GRATUITA
Temos o prazer de anunciar a segunda edição do CineQuintal Ocupa a Praça da Estação!
O CineQuintal é um ação cineclubista da Associação Filmes de Quintal e do forumdoc.bh. O projeto de ocupação da Praça da Estação, no centro da cidade, prevê sessões em parceria com coletivos locais e sessões de rua, e possui também uma ação de formação online, propondo filmes e conversas que procurem dialogar com os espaços e também nosso acervo.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas! Clique aqui para fazer sua inscrição
🤟🏾 Tradução em Libras em todas as atividades
Emissão de certificado para quem tiver 75% de presença!
Confira nossa programação!
ENCONTRO 01
23/09, às 19h, via plataforma Zoom.
Sessão comentada por Maya Da-Rin
Mediação: Renata Otto
Programação:
Terras (75’, 2009)
Direção: Maya Da-Rin
Na fronteira tríplice entre Brasil, Colômbia e Peru, as cidades gêmeas Letícia e Tabatinga formam uma ilha urbana cercada pela imensa floresta amazônica. As delimitações territoriais são muitas vezes encobertas pela densa vegetação e as fronteiras se confundem nos rostos de seus moradores. Terras acompanha o ritmo deste lugar de encontro e passagem, aproximando-se do cotidiano de seus habitantes.
ENCONTRO 02
25/09, às 19h, via plataforma Zoom.
Sessão comentada por Alice Riff
Mediação: Arthur Medrado
Programação:
Meu Corpo é Político (72’, 2017)
Direção: Alice Riff
Meu corpo é político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem em periferias de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.
ENCONTRO 03
30/09, às 19h, via plataforma Zoom.
Sessão comentada por Milena Manfredini
Mediação: Letícia Bispo
Programação:
De um lado do Atlântico (7’, 2020)
Direção: Milena Manfredini
“De um lado do Atlântico” trata-se da primeira de uma série de filmes nos quais um diálogo é proposto entre a cineasta Milena Manfredini e seus referenciais afetivos e artísticos. São filmes de contato nos quais a realizadora lança ao mar cartas imagéticas numa tentativa de borrar barreiras geográficas, de finitude terrena e de temporalidade. Este lançamento marítimo destina-se ao também cineasta Christopher Harris.
Grandes Senhoras (14’, 2023)
Direção: Milena Manfredini
Grandes Senhoras é um projeto que se desenhou a partir dos ensinamentos difundidos pelos saberes tradicionais, metafísicos e poéticos de duas grandes pensadoras do candomblé chamadas Ebomi Cici de Oxalá e Mãe Celina de Xangô. Este filme é destinado ao Orixá Ossain e foi desenvolvido na Residência Artística do Goethe-Institut.
Fartura (27’, 2020)
Direção: Yasmin Thayná
A partir da observação de imagens domésticas feitas por famílias negras de periferias e favelas cariocas, Fartura investiga as relações entre encontros familiares e a comida como elemento simbólico que não só alimenta um corpo, mas também é capaz de calibrar afetos e simbolizar rituais de vida e morte.
ENCONTRO 04
02/10, às 19h, via plataforma Zoom.
Sessão comentada por Higor Gomes
Mediação: Daniel Ribeiro
Programação:
Ramal (16’, 2023)
Direção: Higor Gomes
“Protegidos pelas montanhas que cercam a Vila Marzagão, na periferia da cidade de Sabará, Minas Gerais, um grupo de jovens se divertem sobre suas motocicletas em um viaduto sem saída conhecido pelos moradores da região como ramal ferroviário.”
Movimento (11’, 2020)
Direção: Gabriel Martins
Tereza, nascida na pandemia do Coronavírus em 2020, é cuidada por seus pais Rimenna e Gabriel.
Entre nós e o mundo (17’, 2019)
Direção: Fabio Rodrigo
Erika teve um de seus filhos, Theylor de 16 anos, recentemente assassinado em uma abordagem policial e está preocupada com o outro, Nicolas, de 17, que segue vivendo no mesmo bairro. Erika está grávida. Medo, dor e felicidade se misturam demais na periferia de São Paulo.
Os links para assistir aos filmes serão enviados por e-mail mediante inscrição.
Projeto nº 1858/2023, apoiado pelo Edital Zona Cultural Praça da Estação 2023 – Fundo Municipal de Cultura.