O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema – foi criado em 1997 com o objetivo de compartilhar filmes aos quais não tínhamos acesso em salas de cinema convencionais. Buscava-se também promover reflexão e formação crítica de público, fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual.
Essas tarefas são concretizadas com a realização de retrospectivas autorais e resultantes de curadorias que se articulam em torno de conceitos, movimentos ou temáticas específicas, além de apresentar um panorama das produções documentais recentes em mostras competitivas nacionais e internacionais. Críticos, pensadores e realizadores do Brasil e de outros países são presenças no fórum de debates, um dos principais diferenciais do festival.
O forumdoc.bh promove a cada edição uma oficina de realização do filme documentário com formadores convidados, destacando-se os cineastas indígenas. As mostras de extensão do forumdoc.bh acontecem em regiões periféricas ou descentralizadas na cidade e a itinerância de parte da programação é levada a diversos municípios do interior do estado. As 15 edições anuais e consecutivas do forumdoc.bh foram realizadas no Cine Humberto Mauro / Palácio das Artes, e contaram com o apoio Fundação Clóvis Salgado.